A Anthropic suspendeu de forma abrupta o acesso de emergência aos seus modelos de inteligência artificial Fable 5 e Mythos 5 após receber, do governo dos Estados Unidos, uma diretiva de controle de exportação. O objetivo da medida é impedir que cidadãos estrangeiros tenham acesso às tecnologias de alto desempenho, em uma tentativa de prevenir ataques cibernéticos.
A principal dúvida agora é se os assinantes terão direito a reembolso pelos serviços não utilizados. Segundo a área editorial da Anthropic, há possibilidade de ressarcimento, mas o procedimento varia de acordo com o país de origem do comprador e está sujeito a uma série de restrições.
Relatos em fóruns como o Reddit mostram que alguns clientes receberam mensagens por e-mail informando sobre a revogação do acesso e uma proposta de “reembolsos proporcionais”. No entanto, a política de devolução estabelece critérios rigorosos: somente contas que tenham contratado novas assinaturas ou atualizado planos entre as 10h do dia 9 de junho e as 0h do dia 14 de junho serão analisadas para eventual ressarcimento.
Vários usuários nos Estados Unidos afirmam que, mesmo clicando no link de cancelamento dentro do prazo estipulado, não obtiveram qualquer valor de volta. Já na União Europeia, a taxa de sucesso é bem maior. A Diretiva de Direitos do Consumidor da UE garante ao consumidor até 14 dias para desistir de serviços digitais sem justificar, e muitos aproveitaram o suporte automatizado via chatbot no aplicativo Claude para formalizar o pedido de reembolso.
Até o momento, a Anthropic não se manifestou publicamente sobre a discrepância entre as políticas de devolução aplicadas nos Estados Unidos e na Europa.

Imagem: Imagem ilustrativa
De acordo com reportagem do Wall Street Journal, a retirada do Fable 5 foi motivada por uma reunião sigilosa entre o CEO da Amazon, Andy Jassy, e autoridades americanas, voltada a discutir eventuais riscos de segurança. A empresa, por sua vez, nega qualquer vulnerabilidade em seus sistemas e alega que o bloqueio foi apenas uma medida administrativa.
O desenrolar dessa disputa jurídica ainda é incerto, mas, até agora, os maiores prejudicados são os assinantes que pagaram pelo Fable 5 e ainda aguardam esclarecimentos sobre seus reembolsos.
Com informações de Hardware
