Laptops

Como formatar um PC (windows 7, 8/8.1 e 10) passo a passo

Como formatar um PC?

Formatar um computador pode ser uma tarefa necessária em muitos casos. Embora pareça algo difícil e reservado a profissionais de informática, qualquer um com um pouco de atenção e cuidado pode fazer sem muitas complicações.

Nesse artigo você verá um passo a passo de como formatar se computador com windows 7, 8 ou 10.

O que é preciso para formatar um PC?

Como formatar um PC (windows 7, 8/8.1 e 10) passo a passo

É preciso ter muito cuidado ao formatar seu computador. Você precisa antes fazer um  backup dos arquivos salvos na máquina em pendrives, HD externo, cartões SD ou serviços  de armazenamento como OneDrive, Google Drive e Dropbox.

Atenção que se você já formatou o seu telefone pode se surpreender com o resultado, já que ao ser formatado o telefone continua com o seu sistema operacional, já o computador é diferente, o sistema operacional é perdido.

Então, você irá precisar de uma cópia do sistema operacional para reinstalá-lo no seu computador.

Como formatar um PC

Agora sim, você pode conferir o tutorial abaixo:

Windows 7

Se você utiliza o Windows, siga esses passos para formatar:

  1. Abra o Menu Iniciar e clique sobre a opção “Painel de Controle”;
  2. Na caixa de pesquisa do Painel de Controle, procure por “Recuperação” e clique no primeiro resultado exibido;
  3. Toque em “Métodos de recuperação avançado”;
  4. Feito isso, você deve escolher a opção que indica a restauração completa do Windows para o seu estado original — ou seja, a formatação de todo o conteúdo (como programas e arquivos).

Ela pode aparecer sob o nome “Retornar o computador à configuração de fábrica” ou então “Reinstalar o Windows”. A opção que aparecerá para você vai depender da escolha feita pelo fabricante. Esses dois recursos são diferentes um do outro e você pode saber mais sobre eles abaixo:

  • Reinstalar o Windows: nesse caso, provavelmente você tem um Windows “puro” e o sistema será totalmente reinstalado em sua máquina, simples assim;
  • Retornar o computador à configuração de fábrica: nessa opção o Windows será retornado ao mesmo modo em que saiu da fabricante. Isso quer dizer que programas pré-instalados pela montadora aparecerão novamente em seu computador.

Um ponto importante que você precisa considerar é que ao formatar o computador com Windows 7 os seus arquivos pessoas presentes na pasta “documentos“ são armazenados automaticamente dentro de uma pasta chamada “Windows.old“.

Mas ainda assim é importante fazer um backup desses arquivos antes da formatação. E se você deseja formatar seu computador para vendê-lo em seguida, exclua os seus arquivos pessoas da pasta “Windows.old“.

Windows 8 e 8.1

É possível formatar um computador com Windows 8 ou 8.1 de várias formas. Ensinaremos para você o método mais fácil para fazer isso. Lembre-se de realizar o backup dos seus arquivos importantes antes de seguir o passo a passo. Feito o backup, siga o tutorial:

  1. Pressione a tecla Windows para ir à tela inicial do sistema e lá procure por “Remover tudo e reinstalar o Windows”;
  2. Na opção “Remover tudo e reinstalar o Windows”, clique em “Introdução”. Isso dará início ao passo a passo para a reinstalação do Windows. Ao final, seu computador estará totalmente zerado, como se tivesse sido ligado pela primeira vez.

Windows 10

Assim como o Windows 8 e 8.1, o Windows 10 também permite que você formate seu computador de forma muito fácil. Siga o passo a passo para fazer isso:

  1. Abra o menu “Iniciar” do Windows e clique no ícone de engrenagem para abrir as “Configurações” sistema;
  2. Selecione a aba “Atualização e Segurança”;
  3. Entre as opções da barra lateral, escolha a opção “Recuperação”;
  4. Na seção “Restaurar PC”, clique no botão “Começar agora” e siga as instruções do sistema para concluir o processo.

Conclusão

Você viu como é simples formatar um PC? Basta se atentar aos passos e sempre fazer o backup dos arquivos mais importantes antes de começar com o processo de formatação.

Artigos relacionados

Se você gostou desse artigo ou se esse artigo foi útil para você, compartilhe para que mais pessoas tenham acesso aos passos para formatar um computador com Windows 7, 8/8.1 e 10 sem qualquer complicação.

Leia também:

Back to top button

Bloqueador de anúncios detetado!

Por favor, desative o bloqueador para continuar a usar o site!