Como funcionam os carros elétricos

Os carros elétricos funcionam de maneira interessante e possuem inúmeras vantagens em relação aos carros convencionais. Esse tipo é uma alternativa sustentável para a locomoção em relação aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Saiba mais sobre os carros elétricos e como funcionam.
Como funcionam os carros elétricos
Diferente dos convencionais que funcionam a base da queima de combustível fóssil, os carros elétricos funcionam a base de eletricidade, por isso não emitem gases poluentes e são menos prejudiciais ao ambiente.
Esses carros em geral possuem bateria recarregável que armazena a energia elétrica necessária para alimentar o veículo e fazê-lo funcionar. Outros componentes básicos para o funcionamento dos carros elétricos são: inversor, motor de indução e o sistema de recuperação de energia.
O inversor serve para transformar a corrente elétrica continua da bateria em corrente alternada, que é levada até ao motor de indução. Assim que o motor é alimentado por corrente alternada o carro torna-se pronto para se mover.
Já o sistema de recuperação de energia é formado por dispositivos que recolhem a energia cinética gerada pela desaceleração do carro para utilizá-la novamente.
Tipos de carros elétricos
Os carros elétricos estão divididos em tipos diferentes. Em geral, todos dependem de eletricidade para o seu funcionamento, mas alguns podem depender de combustível em algumas ações específicas do veículo.
Os tipos de carros elétricos são:
- Plug-in electric – estes são carros que funcionam 100% a base de eletricidade. Eles adquirem sua energia quando são carregados e não incluem o uso de combustível em nenhuma ação específica;
- Plug-in Hybrid – Estes são carros híbridos. Uma opção talvez melhor, já que podem funcionar tanto com eletricidade quanto com combustível. Com um carro híbrido você pode usar a gasolina quando a energia elétrica do veículo acabar;
- Hybrid electric – Estes são carros predominantemente a combustível, mas também podem funcionar com energia eléctrica. Esse tipo se difere do anterior pelo seu modo de carregamento, já que não é possível carregá-lo em uma fonte, a bateria é recarregada pelo sistema de recuperação de energia.
Como funciona a recarga dos carros elétricos?
Os carros elétricos podem ser recarregados em pontos de carga. É possível encontrar pontos de carga com facilidade através do uso de aplicativos desenvolvidos para essa finalidade. Esses aplicativos geralmente mostram pontos públicos como postos de combustível, shoppings, electropostos e privados como empresas e estacionamentos.
A bateria do carro elétrico também pode ser recarregada em casa, em tomadas de 110V e 220V ou com o uso de aparelhos conhecidos como wallbox, que são espécie de carregadores disponibilizado pelas próprias marcas.
O tempo de espera até que a carga esteja completa é de 20 horas para carregamento em tomada residencial, enquanto os aparelhos wallbox podem completar o carregamento em até 4 horas. Já os electropostos especializados em carregamentos rápidos completam o carregamento em cerca de 40 minutos.
Quanto tempo dura a carga da bateria?
Isso varia de carro para carro. Naturalmente, um carro elétrico com uma bateria de excelente capacidade demora mais tempo até ao próximo carregamento.
A duração de uma recarga da bateria de um carro elétrico é medida em km. Em geral, uma recarga dura de 200 km a 350 km.
Vantagens dos carros elétricos
Os carros elétricos têm suas vantagens sobre os carros convencionais. Uma das principais vantagens dos carros elétricos é a redução de emissão de gás carbônico, um dos responsáveis pelo aquecimento global. Além disso, os carros elétricos não emitem ruídos incômodos.
– O uso da eletricidade permite que a energia seja melhor aproveitada, uma vez que o mecanismo do motor sofre menos atrito em comparação com o motor a combustível. Isso faz com que a aceleração do carro se torna mais leve facilitando a condução.
Outra vantagem dos carros elétricos é que a manutenção dos mesmos é mais barata. Os custos de reparos chegam a ser 70% menores em relação aos carros convencionais. E não é tudo, o motor elétrico é três vezes mais eficiente que o motor movido a gasolina; os carros elétricos possuem sistema de estacionamento automático e menor custo de abastecimento.
Desvantagens dos carros elétricos
Além de serem altamente vantajosos, os carros elétricos também possuem suas desvantagens e uma delas é o preço de aquisição. Em geral, esses carros são realmente muito caros.
Outra desvantagem é a autonomia da bateria. As baterias não permitem uma autonomia igual ou superior à dos veículos convencionais. Isso faz com que muitos consumidores fiquem com medo de ficar sem bateria no meio do caminho.