Tech

Como funcionam os carros elétricos

Os carros elétricos funcionam de maneira interessante e possuem inúmeras vantagens em relação aos carros convencionais. Esse tipo é uma alternativa sustentável para a locomoção em relação aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Saiba mais sobre os carros elétricos e como funcionam.

Como funcionam os carros elétricos

Como funcionam os carros elétricos

Diferente dos convencionais que funcionam a base da queima de combustível fóssil, os carros elétricos funcionam a base de eletricidade, por isso não emitem gases poluentes e são menos prejudiciais ao ambiente.
Esses carros em geral possuem bateria recarregável que armazena a energia elétrica necessária para alimentar o veículo e fazê-lo funcionar. Outros componentes básicos para o funcionamento dos carros elétricos são: inversor, motor de indução e o sistema de recuperação de energia.

O inversor serve para transformar a corrente elétrica continua da bateria em corrente alternada, que é levada até ao motor de indução. Assim que o motor é alimentado por corrente alternada o carro torna-se pronto para se mover.
Já o sistema de recuperação de energia é formado por dispositivos que recolhem a energia cinética gerada pela desaceleração do carro para utilizá-la novamente.

Tipos de carros elétricos

Os carros elétricos estão divididos em tipos diferentes. Em geral, todos dependem de eletricidade para o seu funcionamento, mas alguns podem depender de combustível em algumas ações específicas do veículo.
Os tipos de carros elétricos são:

  • Plug-in electric – estes são carros que funcionam 100% a base de eletricidade. Eles adquirem sua energia quando são carregados e não incluem o uso de combustível em nenhuma ação específica;
  • Plug-in Hybrid – Estes são carros híbridos. Uma opção talvez melhor, já que podem funcionar tanto com eletricidade quanto com combustível. Com um carro híbrido você pode usar a gasolina quando a energia elétrica do veículo acabar;
  • Hybrid electric – Estes são carros predominantemente a combustível, mas também podem funcionar com energia eléctrica. Esse tipo se difere do anterior pelo seu modo de carregamento, já que não é possível carregá-lo em uma fonte, a bateria é recarregada pelo sistema de recuperação de energia.

Como funciona a recarga dos carros elétricos?

Como funcionam os carros elétricos

Os carros elétricos podem ser recarregados em pontos de carga. É possível encontrar pontos de carga com facilidade através do uso de aplicativos desenvolvidos para essa finalidade. Esses aplicativos geralmente mostram pontos públicos como postos de combustível, shoppings, electropostos e privados como empresas e estacionamentos.

A bateria do carro elétrico também pode ser recarregada em casa, em tomadas de 110V e 220V ou com o uso de aparelhos conhecidos como wallbox, que são espécie de carregadores disponibilizado pelas próprias marcas.

O tempo de espera até que a carga esteja completa é de 20 horas para carregamento em tomada residencial, enquanto os aparelhos wallbox podem completar o carregamento em até 4 horas. Já os electropostos especializados em carregamentos rápidos completam o carregamento em cerca de 40 minutos.

Quanto tempo dura a carga da bateria?

Isso varia de carro para carro. Naturalmente, um carro elétrico com uma bateria de excelente capacidade demora mais tempo até ao próximo carregamento.

A duração de uma recarga da bateria de um carro elétrico é medida em km. Em geral, uma recarga dura de 200 km a 350 km.

Vantagens dos carros elétricos

Os carros elétricos têm suas vantagens sobre os carros convencionais. Uma das principais vantagens dos carros elétricos é a redução de emissão de gás carbônico, um dos responsáveis pelo aquecimento global. Além disso, os carros elétricos não emitem ruídos incômodos.

– O uso da eletricidade permite que a energia seja melhor aproveitada, uma vez que o mecanismo do motor sofre menos atrito em comparação com o motor a combustível. Isso faz com que a aceleração do carro se torna mais leve facilitando a condução.

Outra vantagem dos carros elétricos é que a manutenção dos mesmos é mais barata. Os custos de reparos chegam a ser 70% menores em relação aos carros convencionais. E não é tudo, o motor elétrico é três vezes mais eficiente que o motor movido a gasolina; os carros elétricos possuem sistema de estacionamento automático e menor custo de abastecimento.

Desvantagens dos carros elétricos

Além de serem altamente vantajosos, os carros elétricos também possuem suas desvantagens e uma delas é o preço de aquisição. Em geral, esses carros são realmente muito caros.

Artigos relacionados

Outra desvantagem é a autonomia da bateria. As baterias não permitem uma autonomia igual ou superior à dos veículos convencionais. Isso faz com que muitos consumidores fiquem com medo de ficar sem bateria no meio do caminho.

Artigos relacionados

Back to top button

Bloqueador de anúncios detetado!

Por favor, desative o bloqueador para continuar a usar o site!