Redes sociais

Como preencher LinkedIn estudante

Veja como preencher LinkedIn estudante

Nesse artigo explicaremos os passos para preencher o LinkedIn estudante.

O LinkedIn para estudantes tem muita importância para quem deseja crescer na carreira.

Embora muitos encarem a plataforma como um simples currículo, ela pode ir mais além e se tornar uma vitrine para que você possa se apresentar para o mercado de trabalho e conseguir grandes oportunidades de emprego.

É assustador o número de recrutadores que utilizam o LinkedIn hoje em dia.

Eles normalmente utilizam a rede como fonte de informação para selecionar candidatos a vagas.

É por esta razão que você deve sempre se preocupar em manter um perfil atualizado e com muitos dados, para ajudar você a se destacar entre os colegas de profissão.

Como preencher linkedIn estudante

Vale lembrar que quanto mais informações você preencher no seu perfil, maior é a chance de você se mostrar como profissional de qualidade para o mercado de trabalho.

Os dados preenchidos corretamente no LinkedIn podem funcionar como uma importante estratégia de marketing pessoal para alavancar a sua carreira.

Uma dica antes de você começar a preencher é dar uma olhada as informações requisitadas pelo LinkedIn e fazer uma análise para saber quais delas você tem condições de responder e, por fim, reunir os dados necessários para preencher os campos.

Cuidados

É preciso ter alguns cuidados que mencionaremos logo abaixo:

1. Apresentação: É preciso cuidar bastante quanto à forma de apresentação das informações, principalmente, no que diz respeito à Língua Portuguesa.

Saiba que erros ortográficos ou de regência e concordância podem passar uma imagem de descuido ou falta de preparo do estudante.

Uma dica para isso é aprender um pouco mais sobre dicas de português na internet, ou pedir para que um colega que entende melhor o idioma revise o seu perfil.

2. Foto: A escolha da foto a ser utilizado no perfil também merece bastante atenção.

A foto escolhida deve transmitir credibilidade e confiança, por isso, preste atenção a aspectos como roupa, corte de cabelo e outros.

Começando a preencher

Você pode usar o linkedin mesmo sem possuir um diploma de ensino superior, que fique bem claro isso.

Segundo a executiva do LinkedIn, apesar de ainda não ter uma experiência profissional concreta, esse tipo de usuário tem muita coisa a ser contada sobre si, e as primeiras conexões podem ser aquelas realmente próximas, como colegas dos tempos de escola e da atual turma da faculdade, assim como amigos do pai e da mãe.

Logo abaixo do nome, o campo de título profissional é chave para que empresas e recrutadores consigam encontrá-lo.

A dica é usar “estudante da área X” ou “em busca de um estágio na área Y”, em outras palavras, é uma frase que melhor traduz o atual momento do usuário.

Depois disso você deve escolher sua foto, seguindo os critérios que descrevemos acima, sem fotos da praia nem aquela no bar.

Já no resumo você deve seguir uma regra básica dos currículos de papel: evitar chavões.

O LinkedIn entende que muita gente tem o hábito de elencar responsabilidades no trabalho, em vez de contar sua história, o que faz e quais resultados entrega.

Além dos campos de experiência profissional, existem outros importantes, como o de habilidades. De novo, você não precisa se preocupar com a falta de certificação formal e/ou diploma de ensino superior.

Felizmente, as opções são mais abertas e podem estar relacionadas a conhecimentos em idiomas ou tecnologia, ainda que não tenham relação direta com a profissão que escolheu.

Em idioma, projetos e cursos, pode-se mencionar um intercâmbio fora do país ou iniciativa diferente em outro estado.

Além de tudo isso, existe ainda uma outra área do LinkedIn que tem trazido resultados a estudantes que é a de trabalho voluntário e causas, pois ONGs usam a ferramenta para achar quem se enquadra em sua filosofia.

“O que a gente tem notado é que hoje não se contrata somente pelas qualificações, mas por valores e cultura que o candidato possui em comum com a empresa. Outras coisas falam melhor sobre um candidato do que a experiência profissional ou a faculdade, como o que ele gosta, defende e se apaixona”.

Um resumo de como preencher linkedin estudante corretamente

  1. Coloque uma descrição informativa no seu perfil;
  2. Escolha uma foto apropriada. O LinkedIn é uma rede social profissional, por tanto, bem diferente do Facebook. Com uma foto de alta qualidade (sozinho, vestido profissionalmente, sem bichos de estimação) , seu perfil tem 7x mais chances de ser visto;
  3. Mostre toda sua formação, seja em nível superior ou mais baixo, além de cursos e intercâmbios. Não seja tímido;
  4. Crie um resumo preciso sobre suas qualificações e objetivos;
  5. Use palavras-chaves para preencher a seção habilidades;
  6. Atualize seu status regularmente;
  7. Esteja conectado: grupos ajudam a mostrar quem você é;
  8. Obtenha diferentes recomendações: recrutadores estão atentos às palavras de seus antigos chefes;
  9. Crie uma url para identificar seu perfil (ex, www.linkedin.com/in/afonsogomes)
  10. Compartilhe seu trabalho adicionando exemplos online do que você já fez.

Conclusão

O Linkedin é uma rede social poderosa para quem deseja crescer profissional.

Se você sempre pensou em criar seu perfil, porém não tinha noção de como preencher seu perfil, acreditamos que esse artigo tenha lhe esclarecido tudo, agora você pode seguir em frente com o que deseja fazer e alcançar seus resultados.

Artigos relacionados

Back to top button

Bloqueador de anúncios detetado!

Por favor, desative o bloqueador para continuar a usar o site!