Smartphones

Meu celular de dois chips só funciona um

Veja como resolver o problema do cartão SIM no celular

Ter um celular com suporte a dois cartões SIM (chip) hoje em dia é mais do que importante, afinal, estamos sempre experimentando novas operadoras e sempre atentos em ter uma como alternativa.

Porém, tudo pode parecer complicado quando, felizmente, o celular suporta dois chips mas infelizmente apenas pode funcionar um.

O que pode ser afinal?

Não é boa ideia pensar em substituir o aparelho por um outro ou acusá-lo de um problema técnico grave. Nesse artigo mostraremos para você que isso pode ser um problema cuja solução é mais simples do que você imagina.

Meu celular de dois chips só funciona um

Abaixo estão algumas possíveis soluções para esse problema:

1. Limpe a parte metálica dos chips

A primeira coisa que você deve tentar numa situação dessa é desligar o seu celular e remover os dois chips.

Depois disso faça uma limpeza da parte metálica dos chips (SIM card) com o aparelho sempre desligado para evitar que ele ou o slot seja danificado.

Para a limpeza, utilize uma borracha branca escolar macia. Conecte o chip novamente no celular desligado e ligue-o outra vez para ver se o problema foi resolvido.

2. Limpe o slot do celular

Sim, em muitos casos é aqui onde está o problema. Entretanto, para limpar o slot do celular você deve utilizar um cotonete embebido em álcool isopropílico – atenção: não é álcool de farmácia!

Existem muitos celulares, especialmente os mais modernos cuja localização do slot não dá a ele a possibilidade de uma boa limpeza sem que se abre o aparelho por completo.

Nesse caso, o mínimo que você deve fazer é assoprar em direção ao slot com os cartões SIM removidos.

3. Verifique se os cartões estão ativos

Você pode ter desativado um dos chips sem querer e isso se tornou nesse problema que enfrenta agora.

Para resolver isso basta aceder as Configurações > Gerenciador de cartão SIM. Se um dos chips estiver desativado, tente ativá-lo.

4. Teste os chips em outro celular e vice e versa

Esse processo consiste em testar os chips em outros celulares e depois fazer o inverso, ou seja, testar outros chips no seu celular. Fazendo isso você irá descobrir se o defeito está em um dos chips ou em um dos slots do seu celular.

Se o problema for o chip, providencie a troco onde você comprou. Mas se você detectar que o problema é no slot do celular há duas opções: Trocar o celular na loja se ele foi comprado a menos de 7 dias, ou procurar uma assistência técnica autorizada se esse prazo já passou.

Artigos relacionados

5. Restaure o celular

Essa deve ser sempre a última opção e só deve ser feita com um backup do seu aparelho. Restaurar o telefone para as configurações de fábrica pode ajudar a corrigir problemas do sistema que podem estar impedindo que o celular aceite os dois chips.

Antes disso, certifique-se de que o chip não está bloqueado por falta de recarga (pré-pago) ou por alguma fatura em aberto (pós-pago/controle).

Você também pode testar o chip em outro aparelho compatível e também ligar para a operadora para saber a situação atual do chip/linha.

Você pode pedir para o atendente/representante fazer um teste no chip à procurar de erros e até mesmo se informar sobre uma possível manutenção de rede em sua região.

Dicas

  • Nunca coloque ou remova o chip com o celular ligado;
  • Você pode ir nas configurações de rede do celular e deixar a identificação da operadora como “Automática”;
  • Não deixe de consultar no site das operadoras a cobertura de sinal 3G e 4G para o seu endereço. Pode haver uma limitação de sinal.

Mais artigos:

Artigos relacionados

Back to top button

Bloqueador de anúncios detetado!

Por favor, desative o bloqueador para continuar a usar o site!