Novo drone apresentado pelo Irão tem um alcance de 2.000 quilómetros

O Irão revelou um novo drone com capacidade para transportar bombas e munições, além de sistemas de inteligência e guerra eletrônica. O drone, chamado Mohajer-10, foi apresentado no Dia da Indústria de Defesa, na presença do Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e de outros altos funcionários militares.
Segundo as autoridades iranianas, o Mohajer-10 tem um alcance de 2.000 quilómetros, pode voar a uma velocidade máxima de 210 quilómetros por hora, permanecer 24 horas no ar e transportar até 300 quilos de carga. O drone também pode realizar missões de reconhecimento, vigilância e ataque, usando diferentes tipos de armas.
O Presidente Raisi elogiou o esforço dos fabricantes do drone e expressou sua esperança de que isso contribuísse para a grandeza, a honra e o poder do país, de acordo com a agência de notícias iraniana Tasnim.
Na mesma cerimónia, também foi mostrada uma nova bomba teleguiada, “Arman 1”, sobre a qual não foram divulgados mais detalhes.
O Irão tem uma indústria avançada de fabricação de drones kamikaze. Em abril passado, testou com sucesso o drone Me’raj-532, com um alcance de 450 quilómetros, a uma altura de 12.000 pés e voar durante três horas.
Os países ocidentais acusaram o Irão de vender drones kamikaze Shahed-136/131 à Rússia para serem usados na guerra na Ucrânia, algo que Teerão nega.
Em resposta à venda destes drones, a União Europeia (UE), os Estados Unidos e o Reino Unido impuseram sanções a indivíduos e empresas ligadas à produção destes drones iranianos.