Smartphones

O que fazer quando o telefone cai na água?

O telefone caiu na água, e agora?

Os telefones estão cada vez mais próximos de nós e hoje quase que não os queremos largar nem mesmo quando sabemos que situações perigosas como deixá-lo cair na água podem acontecer.

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de telefones modernos e topos de linha, alguns telefones são fabricados com protecção nesse sentido, os que são chamamos de “telefones à prova d’água”. Esses telefones podem resistir ao contacto com a água melhor do que os outros, mas ainda assim deixá-los mergulhar por um tempo representa um perigo.

Os telefones são fabricados a base de componentes electrónicos, que podem danificar quando estão em contacto com a água e outros líquidos.

Por isso, o melhor a fazer quando seu telefone cai na água é logo agir. Ao longo desse artigo você verá dicas do que fazer em casos desta natureza e como salvar seu telefone de qualquer dano.

O que fazer quando o telefone cai na água

O que fazer quando o telefone cai na água?

1. Tire o telefone da água o mais rápido possível – é óbvio que isso virá em sua mente em primeiro lugar. Mas alguns podem não agir assim, especialmente os que possuem um telefone à prova d’água;

2. Desligue o telefone – se você notou que seu telefone continua ligado depois de tirá-lo da água desligue-o imediatamente, já que os componentes electrónicos são extremamente afectados quando alguma corrente eléctrica entra em contacto com a água ou qualquer líquido que seja;

3. Tire a bateria e o cartão SIM – fazer isso ajudará a prevenir curto-circuito. No caso de telefones cuja bateria não é removível não deve haver muita preocupação, já que telefones assim normalmente contam com menos caminhos pelos quais a água possa passar para adentrar nele;

4. Tente escorrer a água – você pode fazer isso inclinando o telefone na direcção de seus buracos, como saída de fone de ouvido, de bateria ou de alto falante. Lembre-se que ainda não é o momento de usar o secador ou expor o telefone ao sol, já que isso fará com que a água evapore e esse vapor estará sempre se direccionando para cima, dificultando a saída da água por completo.

Durante o processo você pode dar algumas batidinhas no telefone para que a água corra nesse sentido;

5. Coloque o telefone no arroz – muitos partem para esse passo logo que o telefone cai na água. Esse é um conhecimento popular que realmente funciona, pelo menos quem já testou sabe do que estou dizendo.
Isso acontece, pois, o arroz é um grande colector de humidade.

Aqui não existe segredo, basta retirar a tampa do telefone e a bateria e colocá-lo em um pote de arroz horizontalmente por cerca de 24 horas.

Dicas de segurança

Por mais que você se sinta ansioso, é importante prestar atenção a alguns conselhos e não fazer certas coisas para não piorar a situação em que se encontra.

1. Não use o aspirador ou secador de cabelo – especialistas não aconselham o isso desses aparelhos para retirar a água de dentro do telefone. O secador de cabelo, quando no quente, criará vapor, o que pode tornar difícil a retirada do líquido por completo de dentro do seu aparelho.

Artigos relacionados

Já o aspirador de pó pode sugar componentes físicos do seu aparelho. Ou seja, fios e botões podem acabar se deslocando, o que causará prejuízos ainda piores do que a própria água;

2. Não exponha o telefone ao sol – Os especialistas de tecnologia sustentam que o calor do sol pode ser ainda mais agressivo do que a própria água. Isso, pois ele é capaz de danificar definitivamente os componentes eletrônicos do seu smartphone.

Conclusão

Esse artigo chegou ao fim e queremos concluir dizendo: não seja ansioso quando seu telefone cai na água, siga os passos acima e você não causará outros danos ao seu telefone.

Se você gostou desse artigo compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essa informação e saibam resolver esse problema comum. Aproveite para ler nossos outros artigos sobre tecnologia.

Você também pode gostar de:

Artigos relacionados

Back to top button

Bloqueador de anúncios detetado!

Por favor, desative o bloqueador para continuar a usar o site!