Tech

Por que seu PC está desligando sozinho: confira as 5 possíveis causas

Por que meu PC está desligando sozinho?

Seu computador pode estar desligando sozinho por alguns dos motivos que descrevemos abaixo. Esse problema é muito comum e é realmente irritante lidar com o computador demostrando esse comportamento. Em alguns casos, esse problema é causado pelo superaquecimento, fonte de alimentação, erros ou outro problema.

Porque meu PC está desligando sozinho

Estas são as principais causas de computador desligando sozinho.

1. Fonte de alimentação: A fonte de alimentação é uma pequena caixa com um ventilador, situado na parte traseira do gabinete do seu computador, onde o cabo de alimentação se conecta.

O problema de computador se desligar sozinho pode acontecer quando a fonte de alimentação não está em bom estado. Entretanto, aconselha-se a não abrir a fonte de alimentação se não possui experiência, mesmo que você ache fácil demais substitui-la, já que, mesmo desconectada, a fonte ainda pode carregar uma carga mortal.

2. Problemas relacionados as memórias: Se as memórias do seu computador estão falhando, isso pode interromper os dados que elas carregam, fazendo com que seu computador se desligue sozinho ou trave de repente.

Isso acontece porque o computador não consegue ler o que salvou. Para saber se são suas memórias os causadores de seu computador se desligar sozinho siga as seguintes instruções:

  • Abra o PC e retire as memórias do slot da placa-mãe;
  • Passe uma borracha de apagar lápis nos conectores da memória (passe apenas a borracha, não assopre a memória nem passe nela qualquer outro objecto);
  • Coloque novamente as memórias em suas posições;
  • Ligue o computador e observe se apresenta o problema novamente.

3. Malware: É possível que seu computador esteja infectado por um vírus programado para desligar o computador, como é o caso do worm Sasser, que inicia a sequência de desligamento do computador infectado toda vez que você liga o computador.

Infecções graves de malware podem fazer com que o computador desligue por sobrecarregar a CPU. Para resolver isso você deve procurar a ajuda de um profissional para a limpeza, já que tentar pela verificação de vírus tradicional será interrompida pelo desligamento do computador.

4. Superaquecimento: Como fiz menção um pouco acima do artigo, o superaquecimento também pode ser a causa do computador desligando sozinho.

Os computadores vêm com dissipadores de calor e ventiladores para manter a Unidade Central de Processamento (CPU) fria, mas se a CPU superaquecer, o computador será desligado para que não seja mais danificado.

Para evitar o superaquecimento você deve adicionar pasta térmica entre a CPU e seu dissipador de calor, assim como sistemas de refrigeração em funcionamento, como ventiladores ou refrigeração a água.

Poeira e pêlos de animais podem ser sugados para dentro do gabinete do computador e também obstruir o fluxo de ar, fazendo com que a CPU superaqueça. Mantenha o interior do computador limpo usando ar comprimido para soprar quaisquer objetos estranhos para fora.

5. Erros: Outra possível causa do desligamento repentino do computador está associada aos erros de softwares bem como os problemas de driver de hardware. Alguns computadores podem precisar ser redefinidos para se recuperarem ou talvez seja necessário actualizar um driver de hardware.

Para saber se essa é a causa tente iniciar seu computador no modo de segurança, pois o modo de segurança é executado apenas com o hardware e o software principais carregados na inicialização.

Artigos relacionados

Se o computador for executado no modo de segurança, você pode ter certeza de que algum aplicativo de software ou driver provavelmente é o causador de tudo isso.

O que fazer quando o computador desliga sozinho

Se seu computador desliga sozinho e faz isso várias vezes, considere levá-lo a um profissional. Você pode acabar piorando a situação se tentar resolver por conta própria, principalmente se você não possui experiência sobre informática e reparo de computadores

Artigos relacionados

Back to top button

Bloqueador de anúncios detetado!

Por favor, desative o bloqueador para continuar a usar o site!