Redes sociais

Twitter troca pássaro azul por X preto e gera polêmica nas redes sociais

- PUBLICIDADE -

O Twitter surpreendeu seus usuários ao anunciar uma mudança radical em sua identidade visual: o famoso pássaro azul que representava a plataforma desde 2010 foi substituído por um X preto. A novidade foi revelada pelo bilionário Elon Musk, que comprou o Twitter em junho deste ano, e confirmada pela CEO Linda Yaccarino. A alteração gerou críticas, memes e até uma campanha de despedida do antigo logo.

O anúncio do X

O X começou a aparecer nas redes sociais no domingo (23), quando Musk postou uma série de tweets com a letra X e pediu que os usuários mudassem a cor padrão do Twitter para preto. Ele também publicou um vídeo de um X piscante, dando uma prévia da nova logo.

Na segunda-feira (24), Musk e Yaccarino publicaram fotos do novo logo estampado na sede do Twitter em São Francisco, EUA, oficializando a mudança. Eles também divulgaram o novo site da plataforma, x.com, que redireciona para o Twitter.

Segundo eles, o X representa o “estado futuro de interatividade ilimitada”, centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e banco. Eles também afirmaram que o X é mais simples, equilibrado e legível do que o pássaro azul.

A reação dos usuários

A mudança não foi bem recebida por muitos usuários do Twitter, que criticaram o novo logo por ser feio, sem graça, confuso e até ofensivo. Alguns compararam o X com o logotipo de outras marcas, como Caixa Econômica, Xuxa ou SpaceX. Outros disseram que o X lembra uma cruz ou um sinal de negação.

Muitos também lamentaram a perda do pássaro azul, que era um símbolo da liberdade de expressão e da comunicação na rede social. A hashtag #GoodbyeTwitter ficou nos trends da plataforma e vários memes foram criados para homenagear o antigo logo.

A história do pássaro azul

O pássaro azul foi criado em 2006 por Philip Pascuzzo e Douglas Bowman, dois designers que trabalhavam para o Twitter na época. Eles se inspiraram em um pássaro de origami e em um “e” minúsculo para desenhar o logo. O pássaro passou por três atualizações até 2012, quando ganhou sua forma final.

O pássaro azul se tornou um ícone da cultura pop e da política, sendo usado por celebridades, ativistas, jornalistas e líderes mundiais para se comunicar com seus seguidores. O logo também foi adaptado para diferentes ocasiões e causas, como o arco-íris do orgulho LGBTQIA+, a fita rosa do câncer de mama ou a bandeira francesa após os atentados de 2015.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button

Bloqueador de anúncios detetado!

Por favor, desative o bloqueador de anúncios para continuar a usar o site! Nós usamos publicidade para financiar esse site, espero que você nos entenda!