Smartphones

Usar o celular enquanto carrega vicia?

Esta é uma pergunta muito importante, pois você precisa saber exactamente o que fazer e o que não fazer para que o seu celular tenha longos anos de vida.

A bateria do seu celular é um dos componentes mais importantes, aliás, é ele que permite que seu celular tenha a alimentação necessária para funcionar, portanto, se ela estiver viciada, você terá muita dor de cabeça e problemas ao lidar com isso.

Ao longo desse artigo você saberá que usar o celular na carga vicia e terá ainda respostas para outras questões comuns relacionadas com a bateria do celular. Leia o artigo até ao final e tenha bom proveito.

Usar o celular enquanto carrega vicia?

Usar o celular enquanto carrega vicia?

Sim, e isso pode ainda causar danos maiores, incluindo danos à sua saúde. Se seu celular estiver com 100% de carga o melhor é desligar o carregador antes de usá-lo normalmente. Isso pode viciar a bateria do celular de que maneira:

Quando o telefone está completamente carregado a carga é desligada automaticamente. Porém, como o aparelho está sendo utilizado, a carga irá diminuir logo em seguida, fazendo com que o processo de carregamento comece novamente.

Assim, o processo de recarga ficará começando a todo momento, pois a bateria ficará variando entre a carga completa e um pouquinho abaixo dos 100%. Esse comportamento sem dúvidas é capaz de viciar a bateria do celular ou mesmo acabar com ela a longo prazo.

E mesmo que a bateria esteja muito abaixo dos 100% e o celular esteja sendo usado enquanto carrega, também há possibilidade de viciar a bateria, pois durante o processo de recarga do celular a bateria costuma aquecer, principalmente se for uma bateria mais antiga.

E usando o aparelho ao mesmo tempo o aquecimento será maior ainda, podendo facilmente danificar a bateria ou deixá-la completamente viciada.

Esse comportamento pode também causar danos a sua saúde, principalmente se o telefone estiver superaquecido e você continuar usando ele na carga realizando uma chamada.

Já foram relatados casos de explosões quando a pessoas estava falando ao celular e ao mesmo tempo estava carregando. Portanto, evite isto sempre que possível e proteja a sua saúde e a saúde da bateria do seu telefone.

É recomendado deixar a carga chegar aos 0% para recarregar até aos 100%?

Não! Isso só irá prejudicar a vida da sua bateria. O recomendado mesmo é fazer pequenas recargas e deixar o aparelho entre 40% e 80%. Vale lembrar que, a cada vez que a bateria é totalmente descarregada, ela perde um dos ciclos de carga.

As baterias atuais não viciam?

Isso é o que se pode ouvir de muitas pessoas, incluindo alguns engenheiros e conhecedores da matéria.

Contudo, é realmente verdade que as baterias actuais não viciam se não forem carregadas completamente logo após o descarregamento total da bateria.

Mas isso não significa que não ficarão viciadas se você fizer mal uso do aparelho, como usá-lo enquanto carrega e superaquecido por exemplo.

Artigos relacionados

O facto é que antes, se você não fizesse a carga completa, logo depois da bateria do celular descarregar por completo, sua bateria poderia mesmo ficar viciada. Agora, no entanto, isso não acontece mais devido aos materiais com os quais as baterias são feitas.

Leia também:

Artigos relacionados

Back to top button

Bloqueador de anúncios detetado!

Por favor, desative o bloqueador para continuar a usar o site!